segunda-feira, 4 de junho de 2012

Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos

As conquistas e os novos desafios do Porto de Santos, sua relação com as cidades da Baixada Santista, os investimentos públicos necessários para a continuidade de seu crescimento e o modelo de desenvolvimento dos complexos marítimos ingleses. Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos na edição deste ano do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, que acontecerá no próximo dia 14 de agosto no Casa Grande Hotel, em Guarujá. 

Os planos para o mais importante seminário do setor portuário brasileiro, que neste ano chega a sua 10ª edição, foram anunciados pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, e pelo diretor da Una Marketing de Eventos, Fabricio Julião, durante uma reunião com autoridades e empresários do cais santista na última semana, na Cidade. O Santos Export é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una. 

De acordo com Roberto Santini, o Santos Export mantém a tradição de debater os desafios e as oportunidades de desenvolvimento do Porto, mas acompanha a evolução do complexo marítimo. “Em nossa primeira edição, os assuntos eram a necessidade da dragagem e da construção da Avenida Perimetral. E hoje, essas duas obras são uma realidade. Agora, entram na pauta novos desafios - como o Porto deve lidar com o crescimento de sua movimentação, como garantir os acessos ao cais e como planejar a continuidade de sua expansão. São problemas que trazem oportunidades”, destacou.

Entre os temas que serão debatidos durante o seminário, estão os investimentos, tanto público como privados, necessários para dinamizar ainda mais as operações do cais santista e facilitar o transporte entre os terminais e as demais regiões do Brasil. Também foi incluída a discussão sobre as estratégias que devem ser adotadas para que o complexo se desenvolva de maneira sustentável, sem prejudicar as cidades da região. O Porto se estende por três cidades da Baixada Santista: Santos, Cubatão e Guarujá. Mas suas atividades impactam municípios vizinhos, como São Vicente e Praia Grande. 

Crescimento 

A relação de assuntos que serão discutidos durante o seminário mostra que o cais santista, apesar de consolidado como o principal do País (responde por um quarto da balança comercial, é o principal ponto de escoamento da produção brasileira e atende o maior mercado consumidor da nação), está em processo de crescimento, destacou o diretor da Una Fabricio Julião. 

“O Porto continua atraindo empresas. Temos novos terminais em construção, novos players chegando, e fusões ocorrendo”, disse o executivo, em uma referência direta à implantação das instalações da Brasil Terminal Portuário, na região da Alemoa, e da Embraport, na Área Continental de Santos, e à compra de 41,29% do controle acionário do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi) pela concessionária rodoviária Ecorodovias, negociação concluída no mês passado. 

De acordo com a programação dos organizadores, o Santos Export terá início na manhã do dia 14 de agosto e terminará no final da tarde, contando com mesas-redondas e palestras. 

Complementando a programação, de 15 a 21 de setembro, a comitiva do Santos Export, formada por empresários e autoridades do segmento portuário, visitará três portos da Inglaterra, Felixstowe, Southampton e Tilbury, o primeiro, o segundo e o terceiro mais importantes do país, respectivamente. São complexos de carga com características e desafios semelhantes aos encontrados no cais santista. 

Desde 2005, o seminário é concluído com uma visita técnica a complexos marítimos internacionais. A comitiva já esteve em países como Holanda, Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Panamá e, no último ano, China. 

Debate constante 

A seleção dos temas da décima edição do Santos Export agradou os empresários participantes. Para Antônio Carlos Sepulveda, diretor-presidente da Santos Brasil, grupo que administra o Terminal de Contêineres (Tecon), “é necessário um constante debate sobre os desafios do setor. Temos de discutir sim a questão da infraestrutura de acessos ao Porto e a necessidade de uma maior autonomia administrativa para a Autoridade Portuária (Codesp)”. 

O CEO da Embraport, Ernst Schulze destacou a escolha dos portos ingleses como destino da viagem da comitiva nesta décima edição do seminário. “São complexos muito grandes e com planos de expansão bem interessantes”. 

“O Santos Export continua sendo uma ferramenta importante para o crescimento do Porto, quer motivando o debate de suas questões, quer ampliando o horizonte, ao levar os empresários para conhecer exemplos bem-sucedidos de complexos”, afirmou o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves, presente na reunião. 

Para o diretor de Planejamento e Controle da Codesp, Renato Barco, “analisar os desafios do Porto de Santos e estudar boas experiências portuárias são muito importantes, tanto quanto o envolvimento que se consegue ao reunir tantos empresários e autoridades em torno de um único evento. A participação de todos é estratégico para Santos”.

Fonte Jornal " A Tribuna"

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