sábado, 9 de junho de 2012

Movimentação de cargas cresce 6,25% no País e bate recorde

O diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Lima, anunciou alta de 6,25% na movimentação das cargas pelas instalações portuárias brasileiras no ano passado, em relação a 2010. As operações atingiram a marca recorde de 886 milhões de toneladas. O anúncio foi feito durante o congresso Pré-Sal Brasil 2012, no Rio de Janeiro (RJ).

O crescimento da movimentação dos portos organizados foi de 7%. O Porto de Santos foi o que mais movimentou em 2011, com 86 milhões de toneladas, seguido pelo Porto de Itaguaí (RJ), com 58,1 milhões de toneladas.

Já as operações dos Terminais de Uso Privativo (TUPs) cresceu 5,8%. No ranking dos TUPs, o Terminal CVRD Tubarão (ES) aparece em primeiro, com movimentação de 110,1 milhões toneladas em 2011, seguido pelo Terminal da Ponta da Madeira (MA), que movimentou 102,3 milhões de toneladas.

Os TUPs tiveram uma participação maior na tonelagem de cargas movimentadas, atingindo 65%. Já os portos organizados representaram 35%. “Tal fato se deve, principalmente, por conta de sua especialização em movimentação de commodities destinadas ao mercado externo ou relacionadas ao setor petrolífero”, afirmou o diretor.

Segundo dados do Anuário Estatístico Aquaviário 2011, o minério de ferro foi a principal mercadoria movimentada, com 327,8 milhões de toneladas. Em seguida, vêm os combustíveis e óleos minerais, com 188,4 milhões de toneladas.

Os dados sobre movimentação portuária também mostram que 2011 foi o segundo ano consecutivo de crescimento da movimentação de contêineres. Houve um avanço de 13,6% em relação à tonelagem.

Fonte: Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário