quarta-feira, 15 de junho de 2011

Volta as aulas

Bom dia a todos!!

Hoje voltamos a normalidade, como prometido vamos repor o as aulas e principlamente o conteúdo previsto no semestre.

Importante lembrar que hoje ja estaremos elaboramos o plano de reposição, espero que atenda as necessidades de todos, infelizmente teremos que adentrar um período que normalmente estariamos de férias, mas para os alunos esse período foi antecipado, portanto agora é hora de estudar e colocar o conteúdo em dia, para que ninguem seja prejudicado.

De novidade, voces vão encontrar um novo laboratório de informática praticamente pronto, no mesmo andar das salas de aula!!!! uma VITÓRIA do movimento que voces fizeram... PARABÉNS!!!


A partir de hoje este Blog volta a sua normalidade, ou seja será postado apenas os assuntos relativos a nossa vida academica e artigos relacionados a nossa área de estudos.

O assunto greve só retornará a este Blog, se algo relevante acontecer, pois a GREVE acabou mas a luta ainda não.

Abraços a todos!! até as 19 horas.

Prof. Angelo Alvarez
Coordenador de Logística

terça-feira, 14 de junho de 2011

GREVE ACABOU?

A greve acabou, ou melhor acabaram com ela.

Nosso (será?) sindicato deu uma mostra de quanto esta despreparado para comandar uma categoria,  não respeitando a decisão da maioria e principalmente escondendo informações aos trabalhadores.

Contra fatos não há argumento.

1) No seu próprio quintal, não conseguiu adesão de professores e administrativos ao movimento, sim na escola onde fisicamente esta estabelecido, as aulas e atividades administrativas continuaram normalmente;


2) Esconderam informações dos trabalhadores, a tão alardeada LIMINAR que foi impetrada na justiça para proibir as escolas que substituissem os professores em greve, foi rejeitada pelo juiz:

a) A liminar foi negada em 06/06/2011, e até a presente data o sindicato não informou aos trabalhadores este fato, o que se torna GRAVE, pois alegamos que o governo manipula dados e essa instituição recorre ao mesmo expediente. Questionado a respeito ANTES da assembleia do dia 10/06 alegou que era uma mentira, que apenas não tinha sido julgada pelo juiz e isso tinha ocorrido no dia anterior, MENTIRA, solicitamos uma cópia do despacho do juiz, o que depois de muita insistência conseguimos somente APÓS a assembleia, ou seja a categoria VOTOU sem que fosse informada, o  que veio a provar que o SINDICATO mentiu, pois como dito anteriormente foi publicado em 06/06 no diário eletrônico da justiça e o SINDICATO calou, como confiar em uma instituição que esconde de sua categoria informações importantes, pois muito se sentiam seguros com a informação que nossos direitos estavam sendo preservado judicialmente.

b) Por incrivel que pareça, seria até uma piada se não fosse verdade, o sindicato nesta ação, pediu JUSTIÇA GRATUITA, o que qualquer leigo sabe que isso é impossivel, pois trata-se de uma instiuição que cobra mensalidade de seus sindicalizados, portanto apta a suportar os custos judiciais de um processo, o juiz de pronto apontou a irregularidade e negou tal solicitação;

c) Ao negar liminar ao mandado de segurança, sem julgar o mérito, que tem como objeto impedir as escolas substituir os grevistas, declarou; " É legitimo o direito de greve, porem é legitimo tambem o direito do aluno a educação, assim não vejo preliminarmente nenhum crime substituir os docentes em greve",
sabem o que significa isso: AS ESCOLAS PODERIAM SUBSTITUIR OS PROFESSORES EM GREVE E ESTES NÃO TERIAM DIREITO A REPOSIÇÃO, O QUE ACARRETARIA UM PREJUÍZO FINANCEIRO ENORME, e mais uma vez o SINDICATO SE CALOU!!!!!, isso esta documentado é fato!!!;


d) Agora a maior aberração que já vi na minha vida: a presidente do sindicato colocou em votação 3 propostas:

  I - Manter a greve por "sei lá quanto tempo" (sim palavras da presidente, como se debochando da proposta de alguns trabalhadores).

II - Manter a greve até o dia 23/06 onde ocorrerá uma nova rodada de negociação;

III - Suspender a greve até o término do cronograma para implantação de todas as "promessas" do governo.(final de julho)

A proposta I recebeu alguns poucos votos, a II em uma grande maioria foi votada, e a III  alguns votos, para a supresa dos presentes, a senhora presidenta declarou como vencedora a proposta III, deu boa noite e rapidamente se retirou do local.
Ao ser abordada alegou que contou os votos, (não sei como pois o local estava escuro, ja eram 21 horas, povo espalhado pela calçada, e o fez em poucos segundos) e ganhou a proposta III.
Pergunto como pode duas proposta para manter a greve serem votadas e uma terceira que decretava a suspensão da greve ganhar???, se somassemos as duas propostas a greve continuaria com muita folga.

Na minha opinão o movimento só não conseguiu avançar nas suas conquistas por que:

1) Falta de organização, o sindicato não estava  e não esta preparado para comandar um movimento de 17.000 pessoas e uma área geográfica enorme, muitos colegas do interior se queixaram que só ficaram sabendo da greve por jornais e tv, em nenhum momento foram procurados por sindicato ou um representante deste, como foi o caso da Baixada mesmo, onde os próprios professores e funcionários decidiram sair de greve, sem o apoio de um dirigente sindical.

2) Representantes sindicais despreparados e desinformados, aqui na região uma colega professora em greve foi "aconselhada" pelo representante do sindicato a voltar a trabalhar pois estava em" período probatório" e corria um sério risco de perder o emprego, pois não poderia fazer greve!!!!, que absudo, assustou a muitos colegas essa desinformação.

3) Rejeição por parte de uma grande maioria ao SINTEPS, por não acreditar em sua capacidade, fato constado em todas as escolas em que estivemos para tentar convencer aos colegas a aderir ao movimento;

4) Professores e funcionários que COVARDEMENTE se esconderam dentro das escolas e não aderiram ao movimento, prefiriram ficar vendo TV na sala dos professores (por que não tinha aluno), alegando diversos motivos para tal, no meu ver nenhum convincente, mas tudo bem vivemos em uma democracia onde o direito de todos devem ser respeitados, mas quando a maioria decide  é democrático tambem segui-los, a esses espero pelo menos um obrigado a todos que participaram da luta e conquistaram 11% e mais 12% de reclassificação, pois a maioria é P1.

4) O pior dos COVARDES aqueles que abandoram a luta no meio da batalha, ficaram com medo e não suportaram a pressão, fazendo o jogo do governo e enfraquecendo o movimento.

Por tudo isso a GREVE TERMINOU, mas não a luta, nos aqui da Baixada Santista voltamos a trabalhar nesta QUARTA FEIRA, de cabeça erguida e com a certeza que a nossa união ainda irá render muitos frutos.

Prof. Angelo Alvarez
Rg 13.151.528
se precisarem de mais dados para uma interpelação judicial estou a disposição!!! (pois é bem capaz que essa instituição tente isso ao invés de brigar pela categoria).

GREVE ETEC - CONSIDERAÇÕES

Neste momento se faz necessário algumas considerações:

Antes que alguem me pergunte: Professor, o que o senhor ganhou com a GREVE? respondo prontamente, minha DIGNIDADE, entrei neste movimento por entender que meus direitos não estavam sendo respeitados, e jamais me curvarei a subserviência ou ao totalitarismo.

Agindo assim ministramos a melhor aula que poderiamos aos nossos alunos, pois é com ações práticas  que os ensinamos e não com discursos vazios, neste período os alunos aprenderam que quando estiverem no mercado de trabalho não se deixem levar por promessas ou serem explorados moral e economicamente, sempre que isso ocorrer vão lembrar: Lutar sempre, nunca se acovardar.

Graças a Deus a maioria dos meus colegas com que trabalho tambem pensavam assim e realizamos um movimento ordeiro, que com certeza ira ficar na lembrança de todos, conseguimos arduamente levar nossas reividicações aos meios de comunicação, pois não eramos ouvidos e por consequência, literalmente ignorados, mas com muita  garra e luta esses "POUCOS" (como uma parcela de colegas que covardemente se esconderam nos classificaram), fizeram barulho e foram ouvidos, assim por tudo isso quero agradeçer de verdade, a disponibilidade, a entrega e a dedicação desses "POUCOS GUERREIROS" que na verdade se transformaram em "GRANDES BATALHADORES". 

Como em uma batalha muitos sairam feridos, mas essas feridas apenas vão fortalecer o carater e a moral de cada um, que levaram até o fim o movimento, mesmo sabendo que a luta estava perdida, pois os nossos GENERAIS (lideres sindicais) já tinham entregue as armas e assinado a rendição a revelia de seus soldados.

Mas as lições ficaram, aprendemos muito, sabemos agora que a união desses "POUCOS", pode fazer a diferença (LEMBRAM DO PROTESTO DOS "POUCOS" ALUNOS DO ZULMIRA"), e é justamente isto que nos impede de terminar aqui essa nossa batalha, vamos nos organizar e em um futuro muito breve muitos irão conhecer a força desses "POUCOS".

PS.NÃO DEIXEM DE LER O PRÓXIMO POST.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Greve ETEC - 13/06 Reunião em São Paulo

Bom dia a todos!!

Apesar de muitos estarem desanimados com o andamento da GREVE, inclusive abandonando a batalha em plena luta, deixando seus colegas sozinhos no movimento, que lembrar que hoje é o dia D, pois sera realizada na secretária de desenvolvimento uma reunião com os secretários do governo.

Vale lembrar que até o momento nada conseguimos, apenas o que foi dado no início da greve, e nada mais!!!!

O movimento incomoda e muito o nosso secretário Paula Alexandre Barbosa, pois o mesmo é canditato a prefeito de Santos na próxima eleição, portanto nos não esqueceremos quando este vier as escolas e pedir voto, professores, funcionários e alunos, contamos com voces no ato de hoje, temos onibus gratuito no Escolastica a partir da 11 horas.

Lembrando:

"O pior COVARDE não é aquele que não entra na luta, mais sim o que foge no meio da batalha"

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Greve ETEC - 10/06 Assembleia

Assembleia avalia movimento, mantém a greve e convoca ato público para segunda, 13/6, durante negociação



Nesta sexta-feira, 10 de junho, funcionários e professores em greve realizaram uma assembleia de avaliação do movimento. A assembleia aconteceu no campus da FATEC/SP. Nas falas dos presentes, ficou patente uma grande indignação da categoria com a postura do governo de São Paulo com a educação pública do estado, em especial com a educação técnica e tecnológica.
A avaliação teve dois focos centrais:
- O movimento vem sendo marcado pela truculência da Superintendência do Ceeteps e do governo Alckmin, que não têm poupado medidas repressivas e de intimidação nas unidades em luta (substituição de grevistas, corte de ponto etc), inclusive a partir da desinformação e da divulgação de inverdades.
- A força da mobilização é a única responsável pela movimentação do governo Alckmin, que se viu forçado a divulgar um reajuste (11%) e a apresentar medidas como a progressão automática das faixas iniciais docentes, bem como as “promessas” de novas medidas para os funcionários até 20/6. A avaliação é que tais medidas são totalmente insuficientes frente ao enorme arrocho salarial que se abate sobre a categoria, mas que só vieram a partir do momento em que a categoria soltou a voz e foi à greve.
Indicativos
A assembleia aprovou a realização de um ato público na segunda-feira, 13 de junho , a partir das 14 horas, em frente à Secretaria de Desenvolvimento (Rua Bela Cintra, 847, próximo à estação Consolação do metrô). Neste mesmo dia, a partir das 15h30, está marcada uma negociação que envolverá os representantes do Sinteps/Comando Central de Greve, secretarias de Gestão e de Desenvolvimento, superintendência do Ceeteps.
Logo após o ato público e a negociação, será realizada nova assembleia de avaliação do movimento, no mesmo local.


Greve ETEC - 10/06 GREVE na Mídia

NOSSA MOBILIZAÇÃO ROMPEU AS BARREIRAS DA MÍDIA!


Radio Bandeirantes transmite notícia sobre a greve e cobra Governo do Estado (quem tiver o link ou o audio, por favor, me informe para colocarmos aqui!)


A manutenção e alguns reparos nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo só são feitos graças aos próprios alunos, que estão há quase 1 mês sem aulas. Na semana passada, a BandNews FM ouviu professores de ETECs, que estão em greve e denunciaram a precariedade na estrutura de alguns colégios. Na ETEC Carlos de Campos, na capital paulista, por exemplo, professores dizem que não há computadores no curso chamado ´informática para internet´.



Rede Globo - SPTV transmite notícia sobre a greve:

http://www2.boxnet.com.br/governosp/Visualizacao/RadioTv.aspx?IdClipping=16593365&IdEmpresaMesa=&TipoClipping=V

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Greve ETEC 09/06 - Assembléia da Baixada

Em reunião realizada hoje em três período (10, 14 e 19 horas), no auditório da ETEC Aristoteles Ferreira em Santos, os professores e funcionários, em torno de 100 pessoas nos 3 períodos, após ouvir do comando de greve local a proposta apresentada na ultima reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento, decidiu por UNANIMIDADE pela continuidade da GREVE!!!!

Tal decisão se deu pelos seguintes motivos:

1) O governo insiste em 11% para todos (depois de 5 anos);

2) Tenta dividir a categoria, propondo a reclassificação dos docentes somente no primeiro nível, ou seja de I para II, o que dá uma aumento de aproximadamente 12%, do total de 17.000 funcionários apenas 50%s seriam contemplados, e o que é pior, esta reclassificação seria um ADIANTAMENTO, o que significa que com a implantação do novo plano (se é que vai sair) estes professores não seriam comtemplados, teriam que esperar mais 3 anos para uma nova classificação.

3) Vale Alimentação e outros benefícios NADA, sim o governo não oferece NADA.

4) Ameaça de corte dos salários para aqueles que não retornaram até segunda feira dia 13/06, em uma clara tentativa de implantar o terror contra aqueles que estão fragilizados por nunca terem enfrentado uma GREVE!, vale lembrar que mesmo não voltando estamos aparado pela lei de greve e ninguem podera cortar salários até que uma ordem judicial permita.

Para reforçar tal colocação até o momento nenhum documento oficial foi enviado as escolas com uma ordem expressa de desconto dos dias parados, sabem que é ILEGAL e ninguem tem coragem de assinar um documento autorizando essa arbitrariedade.

Como podemos observar nada foi acrescentado até aqui, de bom apenas uma promessa de uma nova reunião entre sindicato e governo no dia 13/06, o que levou a categoria a decidir manter a greve até conhecermos o resultado dessa nova rodada de negociação.

Amanhã 10/06 estaremos indo a São Paulo participar da assembléia geral da categoria onde iremos discutir a continuidade do movimento, convidamos todos a participar, pois temos que mostrar ao governo que não somos 10% em greve como insiste em falar a Prof. Laura Margarida Josefina.

Teremos transporte gratuíto, que saira do Escolastica Rosa as 11 horas.

Uma frase para reflexão:

"O pior covarde não é aquele que não entra na luta e sim aquele que a abandona durante a batalha"

terça-feira, 7 de junho de 2011

Greve ETEC 08/06 - Resultado das Negociações

Força do movimento reabre negociações. Governo não apresenta novidade econômica.


A nossa mobilização levou o governo a reabrir negociações com o Sindicato. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 7 de junho, na Secretaria de Desenvolvimento, com a presença do secretário Paulo Alexandre Barbosa, da superintendente do Centro, Laura Laganá, e do vice-superintendente César Silva. Pelo movimento, participaram representantes do Sinteps/Comando Central de Greve: Neusa Santana Alves, Silvia Elena de Lima, Robson Manfredi, Paulo Búfalo, Tiago Alves Pessoa, Marcos Mendes, Tânia Vendrasco, Sirlene Maciel e Flávio Barbosa.
 
A posição do governo
Questionado pelos representantes, o secretário reafirmou propostas que já eram do conhecimento da categoria:
- 11% de reajuste para todos.
- Progressão automática na carreira para docentes e auxiliares docentes iniciais.
- Divulgação (até 10/6) da pontuação relativa aos critérios para progressão dos demais docentes.
- Divulgação (até 20/6) de melhorias para os servidores administrativos, nos mesmos parâmetros concedidos aos docentes.
Além disso, a superintendente disse que o pagamento dos dias parados está condicionado a um calendário de reposição.
A proposta dos trabalhadores
Os representantes do movimento reafirmaram a Pauta de Reivindicações da categoria e apresentaram a proposta de que a progressão automática seja estendida a todos os trabalhadores (professores e funcionários).

O que foi encaminhado
Ao final da reunião, foram acertados dois calendários de reuniões:
- Para discussão conjunta do novo plano de carreira, quando a superintendência apresentará a estrutura (boneco) do que já tem elaborado: dias 21/6, 5/7 e 20/7.
 
- Nova negociação no dia 13/6 (envolvendo as secretarias de Gestão e Desenvolvimento e a superintendência), com possibilidade de discussão dos itens da pauta econômica.
 
Avaliação
Para os membros presentes à reunião desta terça-feira, como já foi dito no início do texto, a reabertura das negociações com a representação legal da categoria é produto da força do movimento.
A avaliação é que é possível ao governo melhorar sua proposta, tendo em vista que há uma folga de mais de 8,2 bilhões para gastar com pessoal, segundo dados da Lei de Responsabilidade Fiscal. O “esforço” orçamentário do governo para conceder a progressão para todos representaria menos do que 1% desta folga. Na folha de pagamento do Centro Paula Souza, isso significaria um impacto da ordem de 11%.
Porém, conquistas concretas somente virão com o fortalecimento do movimento. É este o requisito para que o governo avance na pauta econômica e mantenha um canal de negociação permanente para os demais itens da Pauta.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Greve ETEC 07/06 - Será que desta vez é sério????

Finalmente!!! Será????

 O SINTEPS foi convocado às 20:00 de hoje para uma reunião amanhã 07/06 as 14:00 - Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia.

A GREVE CONTINUA até que saibamos do que se trata a reunião (pode ser uma negociação séria ou mais uma enrolação).

Vamos rezar para que realmente seja apresentada uma proposta justa e possamos acabar logo com este movimento que não é bom para ninguem.

Lembrando a fala da Profª Eli do Guarujá na sua entrevista na TV Tribuna, não estamos fazendo GREVE por que não queremos trabalhar e sim por uma melhor qualidade no ensino profissional.

Greve ETEC 06/06 - Promessa do Secretário

Cobrado por professores em Mongaguá, secretário promete negociação... mas, até agora, nada!



A presença do governador Geraldo Alckmin em Mongaguá, no dia 27/5, rendeu bons momentos aos trabalhadores do Centro Paula Souza em greve. Além das vaias dirigidas ao governador, protesto de grevistas e muitas matérias na imprensa, houve mais um momento que merece destaque:
Também presente à visita à plataforma de pesca de Mongaguá, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou aos grevistas que bastava o Sindicato mandar ofício pedindo audiência com ele, que seria prontamente atendido. O vídeo foi amplamente divulgado no YouTube: 
http://www.youtube.com/watch?v=raYRL_eYtcA 
A direção do Sinteps enviou ofício solicitando a audiência, no e-mail informado pela secretária de Barbosa (Marli), no dia 2 de junho.
Até agora (segunda-feira, 6/6), o secretário não cumpriu a sua palavra! Que novidade!

sábado, 4 de junho de 2011

Greve ETEC 04/06 - Ato de Protesto II


Conforme prometido segue o link da reportagem da Tv Tribuna de Santos, da nossa manifestação realizada no bairro do Gonzaga na noite de ontem.


Gostaria de agradecer principalmente ao alunos que participaram em grande número, dando uma mostra de cidadania e maturidade.


Que sirva de lição para aqueles docentes que COVARDEMENTE se esconde dentro das escolas e não aderem ao nosso movimento, ficam o tempo todo sem fazer nada pois os próprios alunos não estão indo.


No Escolástica temos 70 professores no total e 13 não aderiram.

No Zulmira Campos 17 e 3 trabalhando (ou melhor enganando).


Infelizmente serão beneficiados pela dedicação e coragem daqueles que estão se expondo em busca de um futuro melhor da nossa profissão.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Greve ETEC 03/06 - ATO NO GONZAGA EM SANTOS

Hoje ocorreu uma grande manifestação no Gonzaga em Santos, vários professores, funcionários e alunos, políticos e representantes sindicais participaram deste ato de apoio a greve das Etec´s e Fatec´s.


Estavam presentes representantes de todas as Etec´s da região: Escolastica Rosa, Zulmira Campos, Aristoteles Ferreira, Ruth Escobar (SV), Santos Dumont (Guarujá), Cubatão, Mongagua e Itanhaem.


Nosso objetivo era chamar a atenção da mídia e por consequência do Governador, o que conseguimos, pois todos os jornais e tv da região cobriram o evento.


Este video mostra o início da manifestação as 17 hs, com poucas pessoas, sendo que a maior concentração ocorreu a partir das 18 hs, o que a foi coberto pela mídia, porem deve sair nos telejornais de amanhã (assim que sair postaremos o
os vídeos).


Infelizmente, a resposta do governo é lamentável: Estamos negociando com representantes do docentes... uma grande mentira, o nosso representante legal é o Sindicato da categoria SINTEPS, essa comissão de diretores é uma FARSA, nos docentes e funcionários NÃO AUTORIZAMOS NINGUEM A NEGOCIAR EM NOSSO NOME, então essa comissão é ilegitima.


Veja o início da manifestação:


Greve ETEC 03/06 - Hoje é o grande dia

ATO PUBLICO NA PRAÇA INDEPENDÊNCIA


Professores, funcionários, alunos, pais e familiares de todas as ETECs e FATECs da BAIXADA SANTISTA estão convidados!


Teremos a presença de deputados, vereadores, entidades de classe e estudantis na defesa dos direitos dos trabalhadores, pela melhoria da qualidade e manutenção do ensino público e gratuito para todos!


As 16:30 na Praça Independência (Av. Ana Costa) - SANTOS - SP


A Polícia Militar e a CET foram informadas e estarão presentes para que o ato transcorra de forma democrática, pacífica e organizada!


Contamos com a sua presença

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Greve ETEC 02/06

Lambança nas regras!
2/6/2011
Depois de adiar, outra vez, a divulgação das regras para a progressão, de 31 de maio para 1º de junho, a Superintendência do Ceeteps divulgou ontem o que seria uma parte do documento.
Hoje pela manhã, no entanto, “recolheu” o comunicado e informou que soltará novo documento.
O Sinteps orienta a categoria a ler com atenção e analisar com muito cuidado o que for divulgado. Assim que dispuser da íntegra das regras, o Sindicato fará uma análise minuciosa.
Também hoje pela manhã, a direção do Sinteps entrou em contato com a Superintendência, colocando-se à disposição para participar da nova reunião que está sendo realizada (com os diretores) para discutir as regras. Não houve qualquer retorno.


A greve continua! Geraldo, a culpa é sua!

Greve ETEC - Ato de Protesto

ATENÇÃO!!!

ATO DE PROTESTO



Sexta-feira, 3/6/2011, faremos um grande ATO DE GREVE das ETECs e FATECs na Praça Independência - SANTOS - SP a partir das 17 hs.

Contamos com a presença de todos os professores, alunos, pais e demais interessados em terminar logo esta GREVE, vamos mostrar ao governo que estamos indgnados com esta situação, é importante a participação de TODOS, pois quanto mais pessoas colocarmos na praça, mas chamaremos atenção da mídia e por consequência do Sr. Governador.

Esperamos a presença de membros da diretoria do SINTEPS, deputados estaduais, vereadores, entidades estudantis, alunos, pais, docentes e funcionários de todas as ETECs da região.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Greve ETEC 01/06 - Assim a greve continua!!!!

Depois de descumpir o prometido ou seja, divulgar uma nova proposta no dia 31/05, novamente o Circopaulasouza voltou a demonstrar toda a sua inabilidade e incompetência apresentar a sua "proposta" se é que podemos considerar isso uma proposta:

Administração Central

Caros Servidores,

Realizamos ontem uma reunião com o comitê de Diretores - Comitê de diretores? Cargos de confiança? Escolhidos a dedo pela Superintendência do Centro Paula Souza dentro da lista triplice? Não são os representantes legítimos da categoria. Sem legitimidade, essa pseudo negociação já se torna uma farsa. Pergunte-se: "Será que o diretor vai mesmo defender os interesses dos trabalhadores?" "Será que ele vai contrariar as imposições da Superintendência e do Governo do Estado?" "Será que ele não vai refletir, de modo prudente, sobre a possível exclusão no momento de escolha dos ocupantes do cargo de diretores nas próximas eleições caso não abaixe a cabeça e aceite o que o Governo quer impor?" -, para apresentação e  discussão dos  critérios que serão utilizados para evolução funcional de todos - Aqui eles dizem TODOS  (preste atenção!) - os servidores.

Os critérios estão sendo analisados pela Procuradoria Jurídica do Centro Paula Souza e serão divulgados até 6ª feira, 03/06/11.


Em reuniões realizadas nos dias 30 e 31/05, entre a Superintendência e as equipes das  Secretarias de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,   ficou reiterado o compromisso de que serão reenquadrados nas categorias de Professor II, Assistente II e Auxiliares Docentes II, todos os professores e auxiliares docentes que hoje se encontram nas categorias Professor I, Assistente I e Auxiliar Docente I, como já explicitado no documento elaborado pelos Secretários Júlio Semeghini e Paulo Alexandre Barbosa. - Os TODOS dito anteriormente já cairam para apenas alguns.

Desta forma, ficam extintas categorias iniciais para docentes das ETECs e auxiliares docentes, o que significa elevar o piso salarial em 12% dessas duas categorias. Portanto, além dos 11% de reajuste já autorizado pelo Governador, serão beneficiados com mais 12% de aumento a mais de 5.000 docentes. - 11% autorizados mas que ainda não chegaram à Casa Civil do Estado. 11% que não cobrem sequer a inflação do período de 2006 à 2011. BENEFICIADOS? AUMENTO??? Não é nada disso! Não estamos lutando por "aumento", por um FAVOR que o Governo do Estado nos presta e sim por REAJUSTE das perdas de acordo com os indices oficiais do CRUESP!
Opa... peraí... Eu li bem? Mais de 5.000 docentes? Então de TODOS, passamos à alguns e estes alguns se resumem mais ainda em apenas 5.000 docentes, sem contar os funcionários e os outros mais de  5.000 docentes???
Nossa! Interessante essa inovação do Governo do Estado e do Centro Paula Souza no conceito de TODOS! Então todos na verdade são só alguns? PFFFFF!!! :/

Como  já divulgado em documentos anteriores, ocorrerá também, a partir de junho, procedimentos da evolução funcional para todos os servidores na forma do  artigo 14 da  Lei 1044/2008, de 1º/05/2008, conforme transcrito abaixo:

Artigo 14 - a evolução funcional dos integrantes das carreiras Docentes e de Auxiliar de Docente do Quadro de Pessoal do CEETEPS far-se-á por meio do instituto da promoção.
§ 1º A promoção consiste na elevação do emprego de uma classe para outra imediatamente superior da carreira, mediante processo de avaliação de desempenho, títulos e provas. - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO??? Para sermos reajustados? Trabalhadores que estão há anos aguardando sua progressão ainda terão que se submeter a uma prova? Por si só a propósta já é absurda, mas  os critérios para isso? Onde estão?
§ 2º Os critérios  para a realização dos processos de promoção e sua periodicidade serão fixados pelo Conselho Deliberativo do CEETEPS. - Ahhh!!! Não existem ainda critérios! Serão criados por um Conselho Deliberativo do próprio CEETEPS. De que modo? A esmo? Sem a participação dos trabalhadores?
§ 3º O interstício mínimo para fins de promoção, computado sempre o tempo de efetivo exercício do servidor no emprego público em que estiver enquadrado, será de 3 (três) anos.

Informamos, ainda, que a Secretaria de Gestão e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão desenvolvendo estudos, visando melhorias para funcionários administrativos e serão apresentados  até o dia 20/06/2011. - Tá... dia 20/6 a gente vê quais são as propostas e pensamos sobre a possibilidade de parar o movimento de greve... ATÉ LÁ, NÃO SEREMOS FEITO DE TROUXAS!

A Superintendência do Centro Paula Souza reafirma o seu compromisso de encaminhar à  Secretaria de Desenvolvimento uma nova proposta para o plano de cargos e salários até o dia 29/07/2011. - Epa... compromisso? Sem documentação oficial? E então não se resolve tudo em 20/6? Ah.. tudo bem... Nos mantemos em GREVE até o dia 29/7, então...

Em resumo, as melhorias propostas são:

·        Reenquadramento a partir de 1º/06/2011 dos docentes e auxiliares docentes das categorias iniciais, o que significa 12% de reajuste; (só para alguns, querem dividir a categoria)
·        Reajuste de 11% a todos os servidores a partir de 01/07/2011;
·        Evolução funcional para os servidores que atendam aos requisitos da Lei com vigência a partir de01/06/2011;(mas que requisitos que toda hora muda a data que irão apresentar, LEMBRE-SE FAZEM 1095 DIAS que estão para apresentar esses critérios!!!!)
·        Apresentação de melhorias para funcionários administrativos até 20/06/2011;( por que só em 20/06 mais uma vez querem dividir)
·        Apresentação da reestruturação do plano de carreira até 29/07/2011; que plano de carreira é esse que não existe, aprovado em 2008 e até agora não entrou em vigor, dá para acreditar que agora sai????

Todas essas medidas representam um enorme avanço e a preocupação do Governo do Estado com a valorização dos profissionais  da educação do Centro Paula Souza. - Enorme avanço? Preocupação? Se se preocupam por que não ouvem OS TRABALHADORES da categoria, então? Estamos defasados em mais de 58% (docentes) e mais de 72% os funcionários e o Governo, sem escutar os trabalhadores oferece esta proposta ridículo que sequer foi encaminhada à Casa Civil e quer que acreditemos que a resolução dos problemas serão imediatas? Não somos idiotas, Sr. Governador!

Solicitamos dar conhecimento deste comunicado a toda a comunidade escolar, evitando, desta maneira, a disseminação de informações inverídicas.

Atenciosamente,




LAURA LAGANÁ                                                             
Diretora Superintendente      
                                      

Esta ai a proposta do governo, depois de dizer que não haveria aumento esse ano, depois de decretada a greve passou para 11%, ai a greve não existia, mas o governo Repudiou, como repudiar algo que não existe?, agora vem com uma proposta com um único objetivo, dividir a categoria, e uma coisa que não esta escrito ai, esses professores que forem contemplados com esses 12% não receberão nada no novo plano, pois esses 12% é uma antecipação do novo plano!!! Mandrake esse Governador, dá com uma mão e tira com a outra....