sexta-feira, 13 de maio de 2011

GREVE ETEC E FATEC

Carta à comunidade das ETECs e FATECs
do Centro Paula Souza

Os professores e funcionários das Escolas Técnicas (ETECs) e das Faculdades de Tecnologia (FATECs), do Centro Paula Souza (Ceeteps), comunicam à comunidade escolar que, após dois meses sem qualquer resposta do governo às nossas reivindicações salariais, não nos restou outro caminho senão a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO.
Apesar da imensa propaganda que o governo faz do nosso trabalho, nossos salários são os menores do Brasil, poucos trabalhadores têm direito ao vale transporte; muito poucos têm direito ao vale alimentação (cujo valor é R$ 4,00 por dia); o governo descumpre a legislação e não implanta os serviços de Medicina e Segurança do Trabalho nas unidades, o que nos impede de convalescer com dignidade. Nossa política salarial é desrespeitada desde 1996 e, apesar dos ganhos judiciais, o governo faz ouvidos moucos e ignora nosso direito ao reajuste salarial anual.
Durante todo os anos de 2009 e de 2010, tentamos conversar com o governo, apresentando as reivindicações da categoria, mas não houve retorno. Com o novo governo, tentamos novamente e não houve nenhuma sinalização de diálogo.
A situação está insuportável. A categoria não titubeou e votou maciçamente pela GREVE.
Tanto como os demais trabalhadores do país, somos pais e mães e temos obrigações com as nossas famílias. Não é possível aguentar mais um ano sem recomposição das perdas salariais, que já ultrapassam a casa dos 58% para os professores e 71% para os funcionários.
A história nos mostra o caminho: nosso último reajuste salarial foi em 2005, em razão dos 80 DIAS de GREVE em 2004.
Queremos contar com o apoio de nossos alunos e de seus pais, que pagam impostos e sabem do nosso esforço para manter a qualidade do ensino nas ETECs e FATECs. Os indicadores educacionais do Ceeteps mostram que, mesmo aviltados pelo governo há anos, mantemos nosso compromisso com a sociedade paulista e honramos a função pública que exercemos.
Ainda sabemos que a intenção final do governo em relação ao Ceeteps é a sua privatização, através da desculpa de que o Estado não terá capacidade de gerenciar a enorme estrutura que ele próprio criou. Porém, defendemos a escola pública e sempre estaremos na luta pela manutenção da qualidade e da gratuidade do ensino, pela valorização dos profissionais da educação e, em especial, da educação profissional e tecnológica.
Somos profissionais e exigimos respeito!
São Paulo, maio de 2011.
Comando Central de Greve do SINTEPS
(Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza

6 comentários:

  1. Apoio a greve dos professores do centro paula sousa, vemos a cada semestre que passa a falta de incentivo p/ os docente aplicar suas matérias e a falta de equipamentos.

    ResponderExcluir
  2. Apoio a greve dos professores do Centro Paula Souza, pois a falta de incentivo é tanto que repassa p/ os alunos que a cada semestre que passa sai alunos formados sem ver o conteúdo completo pois os equipamentos são ultrapassados e não ha oque fazer a não ser pesquisas na internet, p/ ter noção do que esta aprendendo. muito revoltante termos essa ferramenta em mãos e não conseguirmos aplicar.

    ResponderExcluir
  3. Apoio o movimento, pois tenho visto ótimos professores da Etec pedirem demissão, indo trabalhar em outro emprego ou em escolas particulares. E o pior, temos ficado sem aulas, por falta de professores para repor os que estão saindo. Como fica a tão propagada "qualidade de ensino" deste jeito, senhor governador????

    ResponderExcluir
  4. Esse salário é uma vergonha, como os professores podem ser exemplo para alguem se nem o estado reconhece o valor da educação e seus educadores???

    ResponderExcluir
  5. e com isso os alunos ficam no prejuizo sem aula como vai ficar precisamos estudar

    ResponderExcluir
  6. isso é uma vergonha professores precisam fazer greve parar ter aumento que governo é esse que diz ser a favor da educaçao e nao da remuneração adequada aos seus funcionarios
    ninguem te nem ai
    e os alunos como ficam precisamos estudar

    ResponderExcluir