segunda-feira, 9 de julho de 2012

Brado Logística e Santos Brasil intensificam operação ferroviária

Novo acordo estabelece a movimentação por bitola larga. Meta é chegar ao final do ano com a movimentação de 8 mil contêineres pelo modal

A Brado Logística e a Santos Brasil fecharam, no último mês de junho, um novo acordo a fim de intensificar as operações no modal ferroviário em Santos (SP). A partir da assinatura do contrato, a operação atenderá, também, ao corredor da passagem do trem – bitola larga. A meta é reforçar as operações de importação e exportação realizadas pelos Terminais Intermodais Rodoferroviários da Brado.




O acordo entre as empresas não é novidade. As companhias já realizam, há um ano, a operação de entrada das composições ferroviárias diretamente no terminal portuário da Santos Brasil, o Tecon Santos, localizado no Guarujá (SP), margem esquerda do complexo portuário santista. Em 2011, a freqüência de um conjunto por semana gerou a movimentação de 3.200 contêineres.


O reforço na operação gera otimismo. A perspectiva é a de que até o final deste ano 8 mil contêineres seja operacionalizados, com o aumento de frequência para uma composição da Brado por dia operando no Tecon Santos.


As cargas serão escoadas, por trem, saindo das cidades do interior e seguindo para o terminal santista. Segundo a diretora Negócios e Serviços da Brado Logística, Linda Machado, este fluxo é fundamental para a companhia, pois é o acesso à ferrovia direto para a área primária tornando-se realidade. “Em um complexo portuário como o Porto de Santos não temos como não estarmos juntos”, diz.


Estratégias


Para suportar ao aumento operacional, a Brado investiu cerca de 30 milhões em vagões Spine Car 80’ (Long-Stack). Os implementos serão utilizados no transporte de itens como algodão, açúcar, soja e suco, além de produtos frigorificados. A meta da companhia ferroviária é melhorar os índices de prestação de serviços, com a melhor relação entre custo e benefício para exportadores e importadores, expandindo as atividades no modal férreo.


Na opinião do diretor Comercial da Santos Brasil, Roberto Tórtima, o uso mais efetivo da ferrovia viabilizará o escoamento das importações, barateando os custos e desafogando o acesso ao terminal.


A Santos Brasil também destinou recursos a fim de melhor estruturar este reforço operacional. Para agilizar e garantir a qualidade da operação ferroviária, a empresa projetou a infraestrutura para ampliar o atendimento de operadores da malha férrea. O aporte foi de R$ 6 milhões. A companhia prevê aumentar dos atuais 3% para 15% a participação da ferrovia na movimentação do Tecon Santos, levando em consideração outros operadores do modal.


Para isso, algumas ações estão descritas no plano estratégico. Uma delas estabelece o projeto de um novo pátio ferroviário, que deve ter acesso exclusivo à instalação marítima. O objetivo é garantir mais velocidade no carregamento e no descarregamento e, principalmente, atender os vagões do tipo double stacker, que têm capacidade para movimentar dois contêineres empilhados.

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