Sistema amplia a capacidade de gestão no transportes de cargas
A Rumo Logística anunciou, na última semana de fevereiro, a adoção de uma solução de rastreamento e gerenciamento da NEC Latin America, baseada na tecnologia RFID (dispositivo de identificação por radiofrequência), com o objetivo de aumentar o controle da frota de vagões da transportadora ferroviária de açúcar e grãos.
Com a solução, a companhia busca ampliar a capacidade de gestão relacionada ao processo de transportes de cargas, com maior confiabilidade e exatidão. Para isso, a NEC desenvolveu um sistema integrado, fornecendo hardware, software e suporte necessários para a operação do cliente.
Foram implantadas tags de RFID em mais de 730 vagões para proporcionar maior visibilidade e aproveitar melhor os recursos em toda a malha ferroviária. Dispositivos remotos de leitura de dados processam e transmitem as informações em tempo real, disponibilizando métricas precisas sobre a movimentação dos trens.
“A constante expansão da Rumo Logística exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações. A geração de dados precisos sobre esta movimentação permite um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custos com erros e desperdícios”, afirma Luiz Villela, diretor de desenvolvimento de negócios da NEC no Brasil.
A consolidação do projeto ajuda a Rumo a contar com relatórios mais específicos sobre a movimentação da frota, dispondo de estatísticas detalhadas que definem questões de localização e horário de cada vagão. Com respostas em tempo real, é possível analisar desvios de processos, necessidade de manutenção na malha ou no trem, subutilização ou sobrecargas de trechos e horários, além de erros e atrasos.
A coordenadora de Sistemas responsável pelas ações de TI da Rumo Logística, Ana Paula Barbano, explica que a adoção do sistema permitiu maior transparência nas operações, gerando resultados mais sólidos. “A solução da NEC atendeu ao principal objetivo da Rumo que é a geração de informações seguras para suportar as tomadas de decisões”, finaliza a executiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário