quarta-feira, 30 de maio de 2012

III Fórum de Logística Reversa

Logística Reversa é um dos temas de maior importância atualmente, pois todas as empresas, sem exceção, enfrentam ou irão enfrentar volumes crescentes de retorno de produtos. É necessário equacioná-los, usufruindo de benefícios importantes em custos e em imagem empresarial.

Venha atualizar-se com as práticas e conhecimentos no III Fórum de Logística Reversa, organizado pelo CLRB – Conselho de Logística Reversa do Brasil e Publicare Eventos nos dias 13 e 14 de Junho de 2012 no Hotel Estanplaza Berrini, situado à Av. Engº Luis Carlos Berrini, 853 – Brooklin Novo - São Paulo - SP - CEP 04571-010, na cidade de São Paulo.

Os Fóruns de Logística Reversa organizados pelo CLRB e Publicare Eventos tornaram-se um marco no calendário de eventos no Brasil pelo conteúdo de alta relevância para o mercado brasileiro, que abrange as áreas de pós-venda e de pós-consumo, pela organização impecável, participação maciça de executivos e acadêmicos desfrutando de excelentes oportunidades de network especializado nesta área e pelo elevado interesse da mídia em geral.

No III Fórum de Logística Reversa, oferecemos uma jornada optativa adicional de visita técnica e tutorial de novos negócios em Logística Reversa.

domingo, 27 de maio de 2012

BTP conclui 60% das obras de seu terminal em Santos

Muito além do cais. Assim é a obra do terminal para contêineres e granéis líquidos da Brasil Terminal Portuário (BTP), em construção na Alemoa, no Porto de Santos. Edificações, armazém, um restaurante com vista para o canal de navegação e gates são algumas das estruturas atualmente sendo implantadas nos 480 mil metros quadrados do empreendimento. Em fase avançada, a instalação já está 60% concluída, segundo a empresa.

A equipe de reportagem de A Tribuna teve a chance de acompanhar as obras dos principais prédios e instalações do terminal, cuja primeira fase deve ser finalizada no primeiro trimestre do próximo ano. Quando totalmente implantada, a unidade poderá operar 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos e 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, aumentando em cerca de 30% a capacidade de movimentação de contêineres do complexo santista.

Área estratégica do terminal, o cais, que terá 1.108 metros de extensão, já está 60% concluído. A previsão é que, na entrega da fase inicial, vão estar prontos 800 metros do costado. Ele é construído a partir da cravação de estacas (e não pelo aterro da área). Até agora, já foram prendidas 2.300 dessas estruturas. Faltam apenas 200 para que essa etapa do serviço seja finalizada. 

Durante a operação do terminal, passam pelo cais os contêineres que vão embarcar ou desembarcar nos navios. Na BTP, eles serão transportados entre a retroárea e o costado pelos terminal tractors, pequenos veículos com forte tração e alta capacidade de manobra, ideais para o trabalho em pátios de cargas. Esses equipamentos – 40, no total – já podem ser vistos enfileirados no terminal. 

Os tractors carregarão os contêineres em chassis – são 44 peças, que já estão na instalação. 

A unidade da BTP ainda contará com oito portêineres (usados no transporte da carga entre o cais e o navio) e 26 gruas sobre pneus (RTG, sigla em inglês). O maquinário começará a chegar em agosto. 

O terminal está sendo construído para operar simultaneamente três navios contêineiros de 9.200 TEU.

Quanto à retroárea da instalação, que deverá estar 60% pronta no início do próximo ano, 15% dela, 30 mil metros quadrados, já estão finalizados. Nesse espaço, serão efetuados todos os procedimentos aduaneiros para que as cargas se dirijam ao complexo já desembaraçadas.

Em relação às edificações, o prédio administrativo, onde estarão os escritórios, está 80% concluído. A estimativa é de que 1.200 funcionários atuem no terminal quando a instalação estiver em plena atividade. Alguns trabalhadores já começaram a ser selecionados pela BTP. Nos próximos meses, deverão ser contratadas mais 700 pessoas.

Atualmente, 2.600 funcionários participam da construção do terminal, a cargo da Andrade Gutierrez. 

O prédio do Centro de Controle de Operações de Segurança (CCOS) está 50% pronto. E já estão sendo erguidos o restaurante do terminal, um armazém, um prédio para atender os trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), dois gates (portões) de entrada e saída e três sub-estações de energia elétrica 

O projeto da BTP também envolveu a remediação ambiental da área (onde, durante décadas, funcionou o lixão do Porto), etapa já concluída. Foram retirados 711 mil metros cúbicos de resíduos. O investimento total no empreendimento, incluindo a recuperação do solo, é de R$ 1,2 bilhão.

Fonte: Jornal a Tribuna Santos

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rumo Logística adota solução RFID da NEC

Sistema amplia a capacidade de gestão no transportes de cargas

A Rumo Logística anunciou, na última semana de fevereiro, a adoção de uma solução de rastreamento e gerenciamento da NEC Latin America, baseada na tecnologia RFID (dispositivo de identificação por radiofrequência), com o objetivo de aumentar o controle da frota de vagões da transportadora ferroviária de açúcar e grãos.

Com a solução, a companhia busca ampliar a capacidade de gestão relacionada ao processo de transportes de cargas, com maior confiabilidade e exatidão. Para isso, a NEC desenvolveu um sistema integrado, fornecendo hardware, software e suporte necessários para a operação do cliente.

Foram implantadas tags de RFID em mais de 730 vagões para proporcionar maior visibilidade e aproveitar melhor os recursos em toda a malha ferroviária. Dispositivos remotos de leitura de dados processam e transmitem as informações em tempo real, disponibilizando métricas precisas sobre a movimentação dos trens.

“A constante expansão da Rumo Logística exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações. A geração de dados precisos sobre esta movimentação permite um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custos com erros e desperdícios”, afirma Luiz Villela, diretor de desenvolvimento de negócios da NEC no Brasil.

A consolidação do projeto ajuda a Rumo a contar com relatórios mais específicos sobre a movimentação da frota, dispondo de estatísticas detalhadas que definem questões de localização e horário de cada vagão. Com respostas em tempo real, é possível analisar desvios de processos, necessidade de manutenção na malha ou no trem, subutilização ou sobrecargas de trechos e horários, além de erros e atrasos.

A coordenadora de Sistemas responsável pelas ações de TI da Rumo Logística, Ana Paula Barbano, explica que a adoção do sistema permitiu maior transparência nas operações, gerando resultados mais sólidos. “A solução da NEC atendeu ao principal objetivo da Rumo que é a geração de informações seguras para suportar as tomadas de decisões”, finaliza a executiva.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Logística Reversa



A Risso Transportes, empresa sediada na cidade de Barra Bonita (SP) que conta com 29 anos de experiência no segmento de transporte rodoviário de cargas, passou a oferecer, em 2012, serviços de logística reversa para resíduos e equipamentos eletrônicos.

A novidade tem como objetivo ajudar os clientes da empresa no descarte correto do lixo eletrônico. Para utilizá-lo, basta informar aos profissionais da transportadora no ato das entregas ou coletas de mercadorias. Sem custos adicionais ao frete, a Risso realiza a coleta, consolidação e destinação ambiental correta dos resíduos. Além disso, todas as unidades da empresa funcionam como postos de coleta.

“Aproveitamos nossa capilaridade para criar um serviço sem ônus a nossos clientes”, comenta Antonio Marcos dos Santos, coordenador de Logística Reversa da Risso. A empresa conta com 26 filiais e um total de mais de 30 agências, que atendem 2.437 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.

A logística reversa de lixo eletrônico oferecida pela Risso abrange equipamentos como microcomputadores, placas, monitores, impressoras, aparelhos televisores, vídeo cassetes, aparelhos de som, videogames, celulares e unidades de armazenamento, como discos rígidos.

A Risso movimenta mais de 950 mil toneladas de cargas diariamente, com uma frota de 500 veículos com idade média de três anos que percorre cerca de 80.000 km por dia.

Fonte: Boletim Tecnologística

sábado, 19 de maio de 2012

Cursos Gratuítos

A Unimonte está oferecendo vários minicursos totalmente gratuitos, para participar basta acessar o link abaixo, escolher o curso e realizar sua inscrição.
Os cursos tem duração de 4 horas e fornecem certificados aos participantes.



Curso de Portos em Santos

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou a abertura do Centro Paula Souza para o curso de Técnico em Portos. A formação será oferecida na Etec Bartolomeu de Gusmão, no Saboó, na Zona Noroeste. As aulas serão iniciadas em agosto. 

A melhor noticia é que realmente o curso foi confirmado, o numero de inscritos alcançou as expectativas, pois foram mais de 100, agora é só aguardar o vestibulinho. 

“É um curso inédito que atenderá o setor portuário, que está em plena expansão e vai precisar de mão de obra qualificada”, explicou o secretário. 

Logo estaremos postando aqui a grade do curso.