quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bridgestone realiza logística reversa de pneus


Chegando ao fim de sua vida útil, o pneu como todos os outros produtos, precisa ser descartado de maneira correta. Pensando nisso, a Bridgestone mantém diversos programas de proteção ambiental em suas unidades produtoras, fazendo a coleta seletiva e destinação correta de seus resíduos.
Os pneus inservíveis são destinados à Reciclanip, instituição criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que trabalha junto à Bridgestone Brasil. A indústria de pneus exige de seus parceiros, o licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os pedaços são reutilizados na produção de combustível alternativo, nas indústrias de cimento, confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.
Além disso, ainda podem ser usados na recapagem por empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag, destinando de forma correta o pó de borracha que será utilizado como fonte de energia alternativa e também em quadras poliesportivas.
“Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criam com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta”, afirma o gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário