segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em Santos, seminário internacional debaterá a revitalização de áreas portuárias

Santos sediará o Seminário Internacional – Revitalização de Áreas Portuárias e Integração Urbana, nos próximos dias 26 e 27. O evento reunirá empresários, autoridades e representantes de cidades de vários países para debater o processo de recuperação de complexos marítimos degradados. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita na página do evento, no site da Prefeitura de Santos (www.santos.sp.gov.br/seminariointernacional). Ao todo, há 330 vagas disponíveis.


Um dos temas a ser discutido no seminário é o programa de revitalização Porto Valongo Santos, que propõe a recuperação da área dos antigos galpões 1 ao 8 do Porto de Santos. O projeto prevê a implantação de um centro de turismo, lazer e negócios no local, além de uma marina, restaurantes, bares e apoio náutico. No último dia 29 de fevereiro, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Sérgio Aquino, revelou a possibilidade de também ser construído um hotel de luxo na área portuária.


Essa possibilidade poderá ser confirmada no segundo dia do encontro, quando será divulgado, às 10 horas, na Prefeitura, o resultado dos estudos de viabilidade realizados pela OVE ARUP & Partners, consultoria contratada para a elaboração do relatório final.


As próximas etapas do projeto incluem audiências públicas, licenciamentos ambientais e processos licitatórios. A estimativa é que as concorrências sejam abertas, no máximo, até o início do próximo ano.


Programação


A abertura do seminário será realizada à 9 horas, no Teatro Guarany. A primeira palestra acontecerá às 10h20, com a apresentação dos projetos da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades pelo presidente da entidade italiana, José Joaquín Martínez Sieso.


Às 11 horas, o diretor associado da ARUP, Pablo Lazo, falará sobre as propostas de planejamento, projetos e consultoria da empresa. Após um novo debate (ainda sem tema definido) e uma pausa para o almoço, será realizada a palestra "Belém-Brasil", ministrada pelo arquiteto e secretário de Cultura do Pará, Paulo Roberto Chaves Fernandes. Ele falará sobre o projeto Estação Docas, que revitalizou três armazéns e um terminal de passageiros em uma extensão de 500 metros de orla fluvial do antigo porto da capital paraense.


Representantes do Porto de Marselha, na França, e de outras entidades portuárias francesas se reunirão às 14h40. Logo depois, às 15h20, será a vez do presidente do World Trade Center (WTC) de Barcelona, na Espanha, Josep Munné Costa. Para encerrar os trabalhos do dia, haverá uma visita, às 17h, ao Centro Histórico de Santos.


O evento será promovido pela Secretaria de Portos (SEP), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Prefeitura de Santos e Bnaco Mundial. Outras informações pelo telefone (13) 3295-8900 ou pelo e-mail seport@santos.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário