sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Expansão do Porto e do Pré-Sal estimula novos investimentos e projetos

O processo de expansão do Porto de Santos e do Pré-Sal tem demandado investimentos e novos projetos para a Baixada Santista. Alguns deles foram destacados pelos participantes da Mesa-redonda O crescimento do Porto de Santos, as oportunidades do pré-sal e suas consequências regionais" durante a nona edição do Santos Export.

Segundo o diretor -executivo da ABTL (Associação Brasileira de Terminais Líquidos), Carlos Alberto de Castro, serão investidos R$ 500 milhões para a área de tancagem dos terminais da Ilha Barnabé e da Alemoa. Entre os novos terminais previstos para o local estão a Embraport e a Brasil Terminal Portuário, que também terão áreas de granel líquido para operar. No ano passado, as instalações já localizadas nesses trechos movimentaram R$ 5 milhões de produtos.

O diretor-presidente da Praticagem de Santos, Fábio Melo Fontes, garantiu que o órgão está preparado para o futuro. "Temos capacidade instalada para 120 manobras por dia. Estamos modernizando o sistema de navegação, ampliando a sede e introduzindo uma divisão de batimetria. Nosso sistema de batimetria vai ser o mais moderno do Brasil", afirmou.

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos, da Petrobras Participação, José Luiz Marcusso, ressaltou as demandas logísticas para o futuro. O destaque ficou para a base logística que será instalada no Guarujá, próximo a Base Aérea, que deverá ficar pronta até 2015. Outras duas serão instaladas em Itajaí (SC) e no Guarujá. "Precisamos de bases logísticas para suprir as plataformas", mencionou Marcusso, lembrando que estão previstos 1 milhão de barris até 2017. Há cinco anos atrás eram apenas cinco mil.
 
Fonte: Blog da Redação de A Tribuna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário