quarta-feira, 15 de junho de 2011

Volta as aulas

Bom dia a todos!!

Hoje voltamos a normalidade, como prometido vamos repor o as aulas e principlamente o conteúdo previsto no semestre.

Importante lembrar que hoje ja estaremos elaboramos o plano de reposição, espero que atenda as necessidades de todos, infelizmente teremos que adentrar um período que normalmente estariamos de férias, mas para os alunos esse período foi antecipado, portanto agora é hora de estudar e colocar o conteúdo em dia, para que ninguem seja prejudicado.

De novidade, voces vão encontrar um novo laboratório de informática praticamente pronto, no mesmo andar das salas de aula!!!! uma VITÓRIA do movimento que voces fizeram... PARABÉNS!!!


A partir de hoje este Blog volta a sua normalidade, ou seja será postado apenas os assuntos relativos a nossa vida academica e artigos relacionados a nossa área de estudos.

O assunto greve só retornará a este Blog, se algo relevante acontecer, pois a GREVE acabou mas a luta ainda não.

Abraços a todos!! até as 19 horas.

Prof. Angelo Alvarez
Coordenador de Logística

terça-feira, 14 de junho de 2011

GREVE ACABOU?

A greve acabou, ou melhor acabaram com ela.

Nosso (será?) sindicato deu uma mostra de quanto esta despreparado para comandar uma categoria,  não respeitando a decisão da maioria e principalmente escondendo informações aos trabalhadores.

Contra fatos não há argumento.

1) No seu próprio quintal, não conseguiu adesão de professores e administrativos ao movimento, sim na escola onde fisicamente esta estabelecido, as aulas e atividades administrativas continuaram normalmente;


2) Esconderam informações dos trabalhadores, a tão alardeada LIMINAR que foi impetrada na justiça para proibir as escolas que substituissem os professores em greve, foi rejeitada pelo juiz:

a) A liminar foi negada em 06/06/2011, e até a presente data o sindicato não informou aos trabalhadores este fato, o que se torna GRAVE, pois alegamos que o governo manipula dados e essa instituição recorre ao mesmo expediente. Questionado a respeito ANTES da assembleia do dia 10/06 alegou que era uma mentira, que apenas não tinha sido julgada pelo juiz e isso tinha ocorrido no dia anterior, MENTIRA, solicitamos uma cópia do despacho do juiz, o que depois de muita insistência conseguimos somente APÓS a assembleia, ou seja a categoria VOTOU sem que fosse informada, o  que veio a provar que o SINDICATO mentiu, pois como dito anteriormente foi publicado em 06/06 no diário eletrônico da justiça e o SINDICATO calou, como confiar em uma instituição que esconde de sua categoria informações importantes, pois muito se sentiam seguros com a informação que nossos direitos estavam sendo preservado judicialmente.

b) Por incrivel que pareça, seria até uma piada se não fosse verdade, o sindicato nesta ação, pediu JUSTIÇA GRATUITA, o que qualquer leigo sabe que isso é impossivel, pois trata-se de uma instiuição que cobra mensalidade de seus sindicalizados, portanto apta a suportar os custos judiciais de um processo, o juiz de pronto apontou a irregularidade e negou tal solicitação;

c) Ao negar liminar ao mandado de segurança, sem julgar o mérito, que tem como objeto impedir as escolas substituir os grevistas, declarou; " É legitimo o direito de greve, porem é legitimo tambem o direito do aluno a educação, assim não vejo preliminarmente nenhum crime substituir os docentes em greve",
sabem o que significa isso: AS ESCOLAS PODERIAM SUBSTITUIR OS PROFESSORES EM GREVE E ESTES NÃO TERIAM DIREITO A REPOSIÇÃO, O QUE ACARRETARIA UM PREJUÍZO FINANCEIRO ENORME, e mais uma vez o SINDICATO SE CALOU!!!!!, isso esta documentado é fato!!!;


d) Agora a maior aberração que já vi na minha vida: a presidente do sindicato colocou em votação 3 propostas:

  I - Manter a greve por "sei lá quanto tempo" (sim palavras da presidente, como se debochando da proposta de alguns trabalhadores).

II - Manter a greve até o dia 23/06 onde ocorrerá uma nova rodada de negociação;

III - Suspender a greve até o término do cronograma para implantação de todas as "promessas" do governo.(final de julho)

A proposta I recebeu alguns poucos votos, a II em uma grande maioria foi votada, e a III  alguns votos, para a supresa dos presentes, a senhora presidenta declarou como vencedora a proposta III, deu boa noite e rapidamente se retirou do local.
Ao ser abordada alegou que contou os votos, (não sei como pois o local estava escuro, ja eram 21 horas, povo espalhado pela calçada, e o fez em poucos segundos) e ganhou a proposta III.
Pergunto como pode duas proposta para manter a greve serem votadas e uma terceira que decretava a suspensão da greve ganhar???, se somassemos as duas propostas a greve continuaria com muita folga.

Na minha opinão o movimento só não conseguiu avançar nas suas conquistas por que:

1) Falta de organização, o sindicato não estava  e não esta preparado para comandar um movimento de 17.000 pessoas e uma área geográfica enorme, muitos colegas do interior se queixaram que só ficaram sabendo da greve por jornais e tv, em nenhum momento foram procurados por sindicato ou um representante deste, como foi o caso da Baixada mesmo, onde os próprios professores e funcionários decidiram sair de greve, sem o apoio de um dirigente sindical.

2) Representantes sindicais despreparados e desinformados, aqui na região uma colega professora em greve foi "aconselhada" pelo representante do sindicato a voltar a trabalhar pois estava em" período probatório" e corria um sério risco de perder o emprego, pois não poderia fazer greve!!!!, que absudo, assustou a muitos colegas essa desinformação.

3) Rejeição por parte de uma grande maioria ao SINTEPS, por não acreditar em sua capacidade, fato constado em todas as escolas em que estivemos para tentar convencer aos colegas a aderir ao movimento;

4) Professores e funcionários que COVARDEMENTE se esconderam dentro das escolas e não aderiram ao movimento, prefiriram ficar vendo TV na sala dos professores (por que não tinha aluno), alegando diversos motivos para tal, no meu ver nenhum convincente, mas tudo bem vivemos em uma democracia onde o direito de todos devem ser respeitados, mas quando a maioria decide  é democrático tambem segui-los, a esses espero pelo menos um obrigado a todos que participaram da luta e conquistaram 11% e mais 12% de reclassificação, pois a maioria é P1.

4) O pior dos COVARDES aqueles que abandoram a luta no meio da batalha, ficaram com medo e não suportaram a pressão, fazendo o jogo do governo e enfraquecendo o movimento.

Por tudo isso a GREVE TERMINOU, mas não a luta, nos aqui da Baixada Santista voltamos a trabalhar nesta QUARTA FEIRA, de cabeça erguida e com a certeza que a nossa união ainda irá render muitos frutos.

Prof. Angelo Alvarez
Rg 13.151.528
se precisarem de mais dados para uma interpelação judicial estou a disposição!!! (pois é bem capaz que essa instituição tente isso ao invés de brigar pela categoria).

GREVE ETEC - CONSIDERAÇÕES

Neste momento se faz necessário algumas considerações:

Antes que alguem me pergunte: Professor, o que o senhor ganhou com a GREVE? respondo prontamente, minha DIGNIDADE, entrei neste movimento por entender que meus direitos não estavam sendo respeitados, e jamais me curvarei a subserviência ou ao totalitarismo.

Agindo assim ministramos a melhor aula que poderiamos aos nossos alunos, pois é com ações práticas  que os ensinamos e não com discursos vazios, neste período os alunos aprenderam que quando estiverem no mercado de trabalho não se deixem levar por promessas ou serem explorados moral e economicamente, sempre que isso ocorrer vão lembrar: Lutar sempre, nunca se acovardar.

Graças a Deus a maioria dos meus colegas com que trabalho tambem pensavam assim e realizamos um movimento ordeiro, que com certeza ira ficar na lembrança de todos, conseguimos arduamente levar nossas reividicações aos meios de comunicação, pois não eramos ouvidos e por consequência, literalmente ignorados, mas com muita  garra e luta esses "POUCOS" (como uma parcela de colegas que covardemente se esconderam nos classificaram), fizeram barulho e foram ouvidos, assim por tudo isso quero agradeçer de verdade, a disponibilidade, a entrega e a dedicação desses "POUCOS GUERREIROS" que na verdade se transformaram em "GRANDES BATALHADORES". 

Como em uma batalha muitos sairam feridos, mas essas feridas apenas vão fortalecer o carater e a moral de cada um, que levaram até o fim o movimento, mesmo sabendo que a luta estava perdida, pois os nossos GENERAIS (lideres sindicais) já tinham entregue as armas e assinado a rendição a revelia de seus soldados.

Mas as lições ficaram, aprendemos muito, sabemos agora que a união desses "POUCOS", pode fazer a diferença (LEMBRAM DO PROTESTO DOS "POUCOS" ALUNOS DO ZULMIRA"), e é justamente isto que nos impede de terminar aqui essa nossa batalha, vamos nos organizar e em um futuro muito breve muitos irão conhecer a força desses "POUCOS".

PS.NÃO DEIXEM DE LER O PRÓXIMO POST.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Greve ETEC - 13/06 Reunião em São Paulo

Bom dia a todos!!

Apesar de muitos estarem desanimados com o andamento da GREVE, inclusive abandonando a batalha em plena luta, deixando seus colegas sozinhos no movimento, que lembrar que hoje é o dia D, pois sera realizada na secretária de desenvolvimento uma reunião com os secretários do governo.

Vale lembrar que até o momento nada conseguimos, apenas o que foi dado no início da greve, e nada mais!!!!

O movimento incomoda e muito o nosso secretário Paula Alexandre Barbosa, pois o mesmo é canditato a prefeito de Santos na próxima eleição, portanto nos não esqueceremos quando este vier as escolas e pedir voto, professores, funcionários e alunos, contamos com voces no ato de hoje, temos onibus gratuito no Escolastica a partir da 11 horas.

Lembrando:

"O pior COVARDE não é aquele que não entra na luta, mais sim o que foge no meio da batalha"

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Greve ETEC - 10/06 Assembleia

Assembleia avalia movimento, mantém a greve e convoca ato público para segunda, 13/6, durante negociação



Nesta sexta-feira, 10 de junho, funcionários e professores em greve realizaram uma assembleia de avaliação do movimento. A assembleia aconteceu no campus da FATEC/SP. Nas falas dos presentes, ficou patente uma grande indignação da categoria com a postura do governo de São Paulo com a educação pública do estado, em especial com a educação técnica e tecnológica.
A avaliação teve dois focos centrais:
- O movimento vem sendo marcado pela truculência da Superintendência do Ceeteps e do governo Alckmin, que não têm poupado medidas repressivas e de intimidação nas unidades em luta (substituição de grevistas, corte de ponto etc), inclusive a partir da desinformação e da divulgação de inverdades.
- A força da mobilização é a única responsável pela movimentação do governo Alckmin, que se viu forçado a divulgar um reajuste (11%) e a apresentar medidas como a progressão automática das faixas iniciais docentes, bem como as “promessas” de novas medidas para os funcionários até 20/6. A avaliação é que tais medidas são totalmente insuficientes frente ao enorme arrocho salarial que se abate sobre a categoria, mas que só vieram a partir do momento em que a categoria soltou a voz e foi à greve.
Indicativos
A assembleia aprovou a realização de um ato público na segunda-feira, 13 de junho , a partir das 14 horas, em frente à Secretaria de Desenvolvimento (Rua Bela Cintra, 847, próximo à estação Consolação do metrô). Neste mesmo dia, a partir das 15h30, está marcada uma negociação que envolverá os representantes do Sinteps/Comando Central de Greve, secretarias de Gestão e de Desenvolvimento, superintendência do Ceeteps.
Logo após o ato público e a negociação, será realizada nova assembleia de avaliação do movimento, no mesmo local.


Greve ETEC - 10/06 GREVE na Mídia

NOSSA MOBILIZAÇÃO ROMPEU AS BARREIRAS DA MÍDIA!


Radio Bandeirantes transmite notícia sobre a greve e cobra Governo do Estado (quem tiver o link ou o audio, por favor, me informe para colocarmos aqui!)


A manutenção e alguns reparos nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo só são feitos graças aos próprios alunos, que estão há quase 1 mês sem aulas. Na semana passada, a BandNews FM ouviu professores de ETECs, que estão em greve e denunciaram a precariedade na estrutura de alguns colégios. Na ETEC Carlos de Campos, na capital paulista, por exemplo, professores dizem que não há computadores no curso chamado ´informática para internet´.



Rede Globo - SPTV transmite notícia sobre a greve:

http://www2.boxnet.com.br/governosp/Visualizacao/RadioTv.aspx?IdClipping=16593365&IdEmpresaMesa=&TipoClipping=V

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Greve ETEC 09/06 - Assembléia da Baixada

Em reunião realizada hoje em três período (10, 14 e 19 horas), no auditório da ETEC Aristoteles Ferreira em Santos, os professores e funcionários, em torno de 100 pessoas nos 3 períodos, após ouvir do comando de greve local a proposta apresentada na ultima reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento, decidiu por UNANIMIDADE pela continuidade da GREVE!!!!

Tal decisão se deu pelos seguintes motivos:

1) O governo insiste em 11% para todos (depois de 5 anos);

2) Tenta dividir a categoria, propondo a reclassificação dos docentes somente no primeiro nível, ou seja de I para II, o que dá uma aumento de aproximadamente 12%, do total de 17.000 funcionários apenas 50%s seriam contemplados, e o que é pior, esta reclassificação seria um ADIANTAMENTO, o que significa que com a implantação do novo plano (se é que vai sair) estes professores não seriam comtemplados, teriam que esperar mais 3 anos para uma nova classificação.

3) Vale Alimentação e outros benefícios NADA, sim o governo não oferece NADA.

4) Ameaça de corte dos salários para aqueles que não retornaram até segunda feira dia 13/06, em uma clara tentativa de implantar o terror contra aqueles que estão fragilizados por nunca terem enfrentado uma GREVE!, vale lembrar que mesmo não voltando estamos aparado pela lei de greve e ninguem podera cortar salários até que uma ordem judicial permita.

Para reforçar tal colocação até o momento nenhum documento oficial foi enviado as escolas com uma ordem expressa de desconto dos dias parados, sabem que é ILEGAL e ninguem tem coragem de assinar um documento autorizando essa arbitrariedade.

Como podemos observar nada foi acrescentado até aqui, de bom apenas uma promessa de uma nova reunião entre sindicato e governo no dia 13/06, o que levou a categoria a decidir manter a greve até conhecermos o resultado dessa nova rodada de negociação.

Amanhã 10/06 estaremos indo a São Paulo participar da assembléia geral da categoria onde iremos discutir a continuidade do movimento, convidamos todos a participar, pois temos que mostrar ao governo que não somos 10% em greve como insiste em falar a Prof. Laura Margarida Josefina.

Teremos transporte gratuíto, que saira do Escolastica Rosa as 11 horas.

Uma frase para reflexão:

"O pior covarde não é aquele que não entra na luta e sim aquele que a abandona durante a batalha"

terça-feira, 7 de junho de 2011

Greve ETEC 08/06 - Resultado das Negociações

Força do movimento reabre negociações. Governo não apresenta novidade econômica.


A nossa mobilização levou o governo a reabrir negociações com o Sindicato. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 7 de junho, na Secretaria de Desenvolvimento, com a presença do secretário Paulo Alexandre Barbosa, da superintendente do Centro, Laura Laganá, e do vice-superintendente César Silva. Pelo movimento, participaram representantes do Sinteps/Comando Central de Greve: Neusa Santana Alves, Silvia Elena de Lima, Robson Manfredi, Paulo Búfalo, Tiago Alves Pessoa, Marcos Mendes, Tânia Vendrasco, Sirlene Maciel e Flávio Barbosa.
 
A posição do governo
Questionado pelos representantes, o secretário reafirmou propostas que já eram do conhecimento da categoria:
- 11% de reajuste para todos.
- Progressão automática na carreira para docentes e auxiliares docentes iniciais.
- Divulgação (até 10/6) da pontuação relativa aos critérios para progressão dos demais docentes.
- Divulgação (até 20/6) de melhorias para os servidores administrativos, nos mesmos parâmetros concedidos aos docentes.
Além disso, a superintendente disse que o pagamento dos dias parados está condicionado a um calendário de reposição.
A proposta dos trabalhadores
Os representantes do movimento reafirmaram a Pauta de Reivindicações da categoria e apresentaram a proposta de que a progressão automática seja estendida a todos os trabalhadores (professores e funcionários).

O que foi encaminhado
Ao final da reunião, foram acertados dois calendários de reuniões:
- Para discussão conjunta do novo plano de carreira, quando a superintendência apresentará a estrutura (boneco) do que já tem elaborado: dias 21/6, 5/7 e 20/7.
 
- Nova negociação no dia 13/6 (envolvendo as secretarias de Gestão e Desenvolvimento e a superintendência), com possibilidade de discussão dos itens da pauta econômica.
 
Avaliação
Para os membros presentes à reunião desta terça-feira, como já foi dito no início do texto, a reabertura das negociações com a representação legal da categoria é produto da força do movimento.
A avaliação é que é possível ao governo melhorar sua proposta, tendo em vista que há uma folga de mais de 8,2 bilhões para gastar com pessoal, segundo dados da Lei de Responsabilidade Fiscal. O “esforço” orçamentário do governo para conceder a progressão para todos representaria menos do que 1% desta folga. Na folha de pagamento do Centro Paula Souza, isso significaria um impacto da ordem de 11%.
Porém, conquistas concretas somente virão com o fortalecimento do movimento. É este o requisito para que o governo avance na pauta econômica e mantenha um canal de negociação permanente para os demais itens da Pauta.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Greve ETEC 07/06 - Será que desta vez é sério????

Finalmente!!! Será????

 O SINTEPS foi convocado às 20:00 de hoje para uma reunião amanhã 07/06 as 14:00 - Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia.

A GREVE CONTINUA até que saibamos do que se trata a reunião (pode ser uma negociação séria ou mais uma enrolação).

Vamos rezar para que realmente seja apresentada uma proposta justa e possamos acabar logo com este movimento que não é bom para ninguem.

Lembrando a fala da Profª Eli do Guarujá na sua entrevista na TV Tribuna, não estamos fazendo GREVE por que não queremos trabalhar e sim por uma melhor qualidade no ensino profissional.

Greve ETEC 06/06 - Promessa do Secretário

Cobrado por professores em Mongaguá, secretário promete negociação... mas, até agora, nada!



A presença do governador Geraldo Alckmin em Mongaguá, no dia 27/5, rendeu bons momentos aos trabalhadores do Centro Paula Souza em greve. Além das vaias dirigidas ao governador, protesto de grevistas e muitas matérias na imprensa, houve mais um momento que merece destaque:
Também presente à visita à plataforma de pesca de Mongaguá, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou aos grevistas que bastava o Sindicato mandar ofício pedindo audiência com ele, que seria prontamente atendido. O vídeo foi amplamente divulgado no YouTube: 
http://www.youtube.com/watch?v=raYRL_eYtcA 
A direção do Sinteps enviou ofício solicitando a audiência, no e-mail informado pela secretária de Barbosa (Marli), no dia 2 de junho.
Até agora (segunda-feira, 6/6), o secretário não cumpriu a sua palavra! Que novidade!