quinta-feira, 7 de junho de 2012

Obras do PAC-Copa em portos brasileiros ficam prontas até maio de 2014

As obras de infraestrutura nos portos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 já começaram em quatro dos sete complexos que receberão investimentos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e deverão ficar prontas até maio de 2014. O anúncio foi feito nesta quarta-feira durante balanço do Ministério do Esporte com as ações de preparação do País para o campeonato mundial.

As intervenções, sob controle da Secretaria de Portos (SEP), já começaram nos portos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Em Santos e no Rio de Janeiro (RJ), o processo está em fase de licitação, e em Manaus (AM), na elaboração do projeto. Ao todo, serão investidos R$ 902,8 milhões.

No Porto de Santos, as obras de alinhamento do Cais de Outeirinhos, entre os armazéns 23 e 29, estão na última fase do processo de licitação. Na abertura dos envelopes com as propostas das empresas, em abril passado, a Cejen Engenharia Ltda. apresentou a melhor oferta para a realização do serviço – R$ 260 milhões. Entretanto, a empresa vencedora ainda não foi anunciada.

O empreendimento no complexo santista prevê a ampliação do Cais de Outeirinhos dos atuais 630 para 1.320 metros lineares. Com esse avanço, todos os berços passarão a ter 15 metros de profundidade naquela região. Quando finalizada, a obra irá permitir que até seis navios de cruzeiro parem em frente ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Atualmente, apenas três embarcações podem atracar nas proximidades da unidade.

Em Fortaleza, um novo terminal de passageiros já está sendo erguido e deverá ficar pronto em novembro de 2013. Com custo estimado R$ 149 milhões, o empreendimento prevê ainda a construção de um novo cais e um terminal de múltiplo uso, com área para armazenamento de contêineres.

O terminal de passageiros de Recife deverá ficar pronto quatro meses antes da entrega da instalação cearense. O Armazém 7 será transformado em um prédio de três andares, com salões de embarque e desembarque e áreas para a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O orçamento previsto é de R$ 25,7 milhões.

Com previsão de entrega em novembro de 2013, o terminal marítimo de Salvador terá investimento de R$ 36 milhões. A instalação será equipada com centro gastronômico e de lazer, em uma área de 3.400 m².

Além da construção de um terminal de passageiros, o projeto no Porto de Natal compreende a ampliação do cais e a instalação de um dolfim de amarração. A futura instalação terá capacidade para receber até 3 mil turistas diariamente. O investimento previsto é de R$ 53,7 milhões, com previsão de conclusão para agosto do próximo ano.

Ainda em elaboração, o projeto de reforma do terminal hidroviário de passageiros de Manaus tem previsão de entrega para março de 2014 e investimento estimado de R$ 89,4 milhões.

No Rio de Janeiro, será feita a implantação de um píer em forma de "Y". Os detalhes da obra não foram informados.

Fonte A Tribuna

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Libra Terminais atinge recorde no Porto de Santos

Com 53 MPH, companhia registrou marca histórica de produtividade em seus 17 anos de atuação no terminal 

A Libra Terminais Santos registrou seu recorde histórico de produtividade no mês de maio. Foi alcançada a maior marca desde que a empresa iniciou suas atividades em Santos (SP), com 53 movimentações por hora (MPH) no terminal do porto. Para o diretor Geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller, foi um mês de grandes desafios e conquistas, ele lembra de outro recorde alcançado, quando foram registrados 106,1 MPH no embarque do navio Maersk Letícia. 

“Temos de agradecer o empenho, a dedicação de todos os nossos funcionários, demonstrando total sinergia entre as áreas, para superarmos todos os desafios”, destacou o executivo. Teller ainda citou que essas conquistas confirmam que as novas metodologias, processos e equipamentos são fortes aliados para o crescimento. “Sem nunca esquecer o comprometimento e envolvimento dos nossos colaboradores”, reforçou o diretor Geral.

A Libra Terminais têm investido continuamente na aquisição de equipamentos, como os dois recém-chegados portêineres Ship-to-Shore Crane (STS), para retirada de contêineres dos navios, e três Rubber Tyred Gantry (RTG´s), guindastes sobre pneus, que se movimentam pelo terminal.

Teller destaca que os novos RTG´s possuem uma tecnologia inédita no Brasil, que garante a diminuição de até 50% no consumo de óleo diesel e, consequentemente, a redução de emissão de gases poluentes. O executivo ainda lembrou que a Libra Terminais Santos inaugurou recentemente um armazém para operações de cargas soltas, com capacidade para 4.870 paletes e uma área para segregação de cargas químicas.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos

As conquistas e os novos desafios do Porto de Santos, sua relação com as cidades da Baixada Santista, os investimentos públicos necessários para a continuidade de seu crescimento e o modelo de desenvolvimento dos complexos marítimos ingleses. Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos na edição deste ano do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, que acontecerá no próximo dia 14 de agosto no Casa Grande Hotel, em Guarujá. 

Os planos para o mais importante seminário do setor portuário brasileiro, que neste ano chega a sua 10ª edição, foram anunciados pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, e pelo diretor da Una Marketing de Eventos, Fabricio Julião, durante uma reunião com autoridades e empresários do cais santista na última semana, na Cidade. O Santos Export é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una. 

De acordo com Roberto Santini, o Santos Export mantém a tradição de debater os desafios e as oportunidades de desenvolvimento do Porto, mas acompanha a evolução do complexo marítimo. “Em nossa primeira edição, os assuntos eram a necessidade da dragagem e da construção da Avenida Perimetral. E hoje, essas duas obras são uma realidade. Agora, entram na pauta novos desafios - como o Porto deve lidar com o crescimento de sua movimentação, como garantir os acessos ao cais e como planejar a continuidade de sua expansão. São problemas que trazem oportunidades”, destacou.

Entre os temas que serão debatidos durante o seminário, estão os investimentos, tanto público como privados, necessários para dinamizar ainda mais as operações do cais santista e facilitar o transporte entre os terminais e as demais regiões do Brasil. Também foi incluída a discussão sobre as estratégias que devem ser adotadas para que o complexo se desenvolva de maneira sustentável, sem prejudicar as cidades da região. O Porto se estende por três cidades da Baixada Santista: Santos, Cubatão e Guarujá. Mas suas atividades impactam municípios vizinhos, como São Vicente e Praia Grande. 

Crescimento 

A relação de assuntos que serão discutidos durante o seminário mostra que o cais santista, apesar de consolidado como o principal do País (responde por um quarto da balança comercial, é o principal ponto de escoamento da produção brasileira e atende o maior mercado consumidor da nação), está em processo de crescimento, destacou o diretor da Una Fabricio Julião. 

“O Porto continua atraindo empresas. Temos novos terminais em construção, novos players chegando, e fusões ocorrendo”, disse o executivo, em uma referência direta à implantação das instalações da Brasil Terminal Portuário, na região da Alemoa, e da Embraport, na Área Continental de Santos, e à compra de 41,29% do controle acionário do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi) pela concessionária rodoviária Ecorodovias, negociação concluída no mês passado. 

De acordo com a programação dos organizadores, o Santos Export terá início na manhã do dia 14 de agosto e terminará no final da tarde, contando com mesas-redondas e palestras. 

Complementando a programação, de 15 a 21 de setembro, a comitiva do Santos Export, formada por empresários e autoridades do segmento portuário, visitará três portos da Inglaterra, Felixstowe, Southampton e Tilbury, o primeiro, o segundo e o terceiro mais importantes do país, respectivamente. São complexos de carga com características e desafios semelhantes aos encontrados no cais santista. 

Desde 2005, o seminário é concluído com uma visita técnica a complexos marítimos internacionais. A comitiva já esteve em países como Holanda, Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Panamá e, no último ano, China. 

Debate constante 

A seleção dos temas da décima edição do Santos Export agradou os empresários participantes. Para Antônio Carlos Sepulveda, diretor-presidente da Santos Brasil, grupo que administra o Terminal de Contêineres (Tecon), “é necessário um constante debate sobre os desafios do setor. Temos de discutir sim a questão da infraestrutura de acessos ao Porto e a necessidade de uma maior autonomia administrativa para a Autoridade Portuária (Codesp)”. 

O CEO da Embraport, Ernst Schulze destacou a escolha dos portos ingleses como destino da viagem da comitiva nesta décima edição do seminário. “São complexos muito grandes e com planos de expansão bem interessantes”. 

“O Santos Export continua sendo uma ferramenta importante para o crescimento do Porto, quer motivando o debate de suas questões, quer ampliando o horizonte, ao levar os empresários para conhecer exemplos bem-sucedidos de complexos”, afirmou o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves, presente na reunião. 

Para o diretor de Planejamento e Controle da Codesp, Renato Barco, “analisar os desafios do Porto de Santos e estudar boas experiências portuárias são muito importantes, tanto quanto o envolvimento que se consegue ao reunir tantos empresários e autoridades em torno de um único evento. A participação de todos é estratégico para Santos”.

Fonte Jornal " A Tribuna"

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Novo sistema traz mais agilidade às operações na Santos Brasil

Transportes Rodoviário no Porto de Santos

A Santos Brasil, operadora do Terminal de Contêineres do Porto de Santos (Tecon) e do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), ambos em Guarujá, implementou um sistema automatizado de controle de armazenagem nos Centros Industriais Aduaneiros (CLIAs) da empresa. A partir de agora, um novo software promete trazer mais agilidade e segurança na entrada de caminhões nos CLIAs.

Entre as vantagens do equipamento estão o registro eletrônico da entrega das cargas de importação, agendamento on-line dos veículos para recebimento das cargas e informatização de dados. O programa também fornece dados sobre a localização dos veículos, além da liberação e movimentação das cargas, aos transportadores e despachantes. Essas informações podem ser acessadas no site da Santos Brasil.

A empresa investiu cerca de R$ 1,2 milhão no desenvolvimento do sistema informatizado e R$ 2,7 milhões na construção de novos gates (portões de acesso) nos terminais de Santos e Guarujá.

“Além do agendamento prévio na internet e a emissão de um certificado digital que precisa ser validado quando o caminhão acessa o centro aduaneiro, cada motorista que entra e sai nas nossas instalações é identificado por biometria (identificação por meio de impressão digital)”, afirmou o diretor de operações logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas.

Outro benefício do sistema é que, a partir de agora, os CLIAs passam a funcionar 24 horas para a entrega de carga. Até então, o funcionamento era ininterrupto apenas para recebimento das mercadorias.

Fonte: Jornal a Tribuna - Santos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

III Fórum de Logística Reversa

Logística Reversa é um dos temas de maior importância atualmente, pois todas as empresas, sem exceção, enfrentam ou irão enfrentar volumes crescentes de retorno de produtos. É necessário equacioná-los, usufruindo de benefícios importantes em custos e em imagem empresarial.

Venha atualizar-se com as práticas e conhecimentos no III Fórum de Logística Reversa, organizado pelo CLRB – Conselho de Logística Reversa do Brasil e Publicare Eventos nos dias 13 e 14 de Junho de 2012 no Hotel Estanplaza Berrini, situado à Av. Engº Luis Carlos Berrini, 853 – Brooklin Novo - São Paulo - SP - CEP 04571-010, na cidade de São Paulo.

Os Fóruns de Logística Reversa organizados pelo CLRB e Publicare Eventos tornaram-se um marco no calendário de eventos no Brasil pelo conteúdo de alta relevância para o mercado brasileiro, que abrange as áreas de pós-venda e de pós-consumo, pela organização impecável, participação maciça de executivos e acadêmicos desfrutando de excelentes oportunidades de network especializado nesta área e pelo elevado interesse da mídia em geral.

No III Fórum de Logística Reversa, oferecemos uma jornada optativa adicional de visita técnica e tutorial de novos negócios em Logística Reversa.

domingo, 27 de maio de 2012

BTP conclui 60% das obras de seu terminal em Santos

Muito além do cais. Assim é a obra do terminal para contêineres e granéis líquidos da Brasil Terminal Portuário (BTP), em construção na Alemoa, no Porto de Santos. Edificações, armazém, um restaurante com vista para o canal de navegação e gates são algumas das estruturas atualmente sendo implantadas nos 480 mil metros quadrados do empreendimento. Em fase avançada, a instalação já está 60% concluída, segundo a empresa.

A equipe de reportagem de A Tribuna teve a chance de acompanhar as obras dos principais prédios e instalações do terminal, cuja primeira fase deve ser finalizada no primeiro trimestre do próximo ano. Quando totalmente implantada, a unidade poderá operar 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos e 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, aumentando em cerca de 30% a capacidade de movimentação de contêineres do complexo santista.

Área estratégica do terminal, o cais, que terá 1.108 metros de extensão, já está 60% concluído. A previsão é que, na entrega da fase inicial, vão estar prontos 800 metros do costado. Ele é construído a partir da cravação de estacas (e não pelo aterro da área). Até agora, já foram prendidas 2.300 dessas estruturas. Faltam apenas 200 para que essa etapa do serviço seja finalizada. 

Durante a operação do terminal, passam pelo cais os contêineres que vão embarcar ou desembarcar nos navios. Na BTP, eles serão transportados entre a retroárea e o costado pelos terminal tractors, pequenos veículos com forte tração e alta capacidade de manobra, ideais para o trabalho em pátios de cargas. Esses equipamentos – 40, no total – já podem ser vistos enfileirados no terminal. 

Os tractors carregarão os contêineres em chassis – são 44 peças, que já estão na instalação. 

A unidade da BTP ainda contará com oito portêineres (usados no transporte da carga entre o cais e o navio) e 26 gruas sobre pneus (RTG, sigla em inglês). O maquinário começará a chegar em agosto. 

O terminal está sendo construído para operar simultaneamente três navios contêineiros de 9.200 TEU.

Quanto à retroárea da instalação, que deverá estar 60% pronta no início do próximo ano, 15% dela, 30 mil metros quadrados, já estão finalizados. Nesse espaço, serão efetuados todos os procedimentos aduaneiros para que as cargas se dirijam ao complexo já desembaraçadas.

Em relação às edificações, o prédio administrativo, onde estarão os escritórios, está 80% concluído. A estimativa é de que 1.200 funcionários atuem no terminal quando a instalação estiver em plena atividade. Alguns trabalhadores já começaram a ser selecionados pela BTP. Nos próximos meses, deverão ser contratadas mais 700 pessoas.

Atualmente, 2.600 funcionários participam da construção do terminal, a cargo da Andrade Gutierrez. 

O prédio do Centro de Controle de Operações de Segurança (CCOS) está 50% pronto. E já estão sendo erguidos o restaurante do terminal, um armazém, um prédio para atender os trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), dois gates (portões) de entrada e saída e três sub-estações de energia elétrica 

O projeto da BTP também envolveu a remediação ambiental da área (onde, durante décadas, funcionou o lixão do Porto), etapa já concluída. Foram retirados 711 mil metros cúbicos de resíduos. O investimento total no empreendimento, incluindo a recuperação do solo, é de R$ 1,2 bilhão.

Fonte: Jornal a Tribuna Santos

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rumo Logística adota solução RFID da NEC

Sistema amplia a capacidade de gestão no transportes de cargas

A Rumo Logística anunciou, na última semana de fevereiro, a adoção de uma solução de rastreamento e gerenciamento da NEC Latin America, baseada na tecnologia RFID (dispositivo de identificação por radiofrequência), com o objetivo de aumentar o controle da frota de vagões da transportadora ferroviária de açúcar e grãos.

Com a solução, a companhia busca ampliar a capacidade de gestão relacionada ao processo de transportes de cargas, com maior confiabilidade e exatidão. Para isso, a NEC desenvolveu um sistema integrado, fornecendo hardware, software e suporte necessários para a operação do cliente.

Foram implantadas tags de RFID em mais de 730 vagões para proporcionar maior visibilidade e aproveitar melhor os recursos em toda a malha ferroviária. Dispositivos remotos de leitura de dados processam e transmitem as informações em tempo real, disponibilizando métricas precisas sobre a movimentação dos trens.

“A constante expansão da Rumo Logística exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações. A geração de dados precisos sobre esta movimentação permite um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custos com erros e desperdícios”, afirma Luiz Villela, diretor de desenvolvimento de negócios da NEC no Brasil.

A consolidação do projeto ajuda a Rumo a contar com relatórios mais específicos sobre a movimentação da frota, dispondo de estatísticas detalhadas que definem questões de localização e horário de cada vagão. Com respostas em tempo real, é possível analisar desvios de processos, necessidade de manutenção na malha ou no trem, subutilização ou sobrecargas de trechos e horários, além de erros e atrasos.

A coordenadora de Sistemas responsável pelas ações de TI da Rumo Logística, Ana Paula Barbano, explica que a adoção do sistema permitiu maior transparência nas operações, gerando resultados mais sólidos. “A solução da NEC atendeu ao principal objetivo da Rumo que é a geração de informações seguras para suportar as tomadas de decisões”, finaliza a executiva.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Logística Reversa



A Risso Transportes, empresa sediada na cidade de Barra Bonita (SP) que conta com 29 anos de experiência no segmento de transporte rodoviário de cargas, passou a oferecer, em 2012, serviços de logística reversa para resíduos e equipamentos eletrônicos.

A novidade tem como objetivo ajudar os clientes da empresa no descarte correto do lixo eletrônico. Para utilizá-lo, basta informar aos profissionais da transportadora no ato das entregas ou coletas de mercadorias. Sem custos adicionais ao frete, a Risso realiza a coleta, consolidação e destinação ambiental correta dos resíduos. Além disso, todas as unidades da empresa funcionam como postos de coleta.

“Aproveitamos nossa capilaridade para criar um serviço sem ônus a nossos clientes”, comenta Antonio Marcos dos Santos, coordenador de Logística Reversa da Risso. A empresa conta com 26 filiais e um total de mais de 30 agências, que atendem 2.437 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.

A logística reversa de lixo eletrônico oferecida pela Risso abrange equipamentos como microcomputadores, placas, monitores, impressoras, aparelhos televisores, vídeo cassetes, aparelhos de som, videogames, celulares e unidades de armazenamento, como discos rígidos.

A Risso movimenta mais de 950 mil toneladas de cargas diariamente, com uma frota de 500 veículos com idade média de três anos que percorre cerca de 80.000 km por dia.

Fonte: Boletim Tecnologística

sábado, 19 de maio de 2012

Cursos Gratuítos

A Unimonte está oferecendo vários minicursos totalmente gratuitos, para participar basta acessar o link abaixo, escolher o curso e realizar sua inscrição.
Os cursos tem duração de 4 horas e fornecem certificados aos participantes.



Curso de Portos em Santos

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou a abertura do Centro Paula Souza para o curso de Técnico em Portos. A formação será oferecida na Etec Bartolomeu de Gusmão, no Saboó, na Zona Noroeste. As aulas serão iniciadas em agosto. 

A melhor noticia é que realmente o curso foi confirmado, o numero de inscritos alcançou as expectativas, pois foram mais de 100, agora é só aguardar o vestibulinho. 

“É um curso inédito que atenderá o setor portuário, que está em plena expansão e vai precisar de mão de obra qualificada”, explicou o secretário. 

Logo estaremos postando aqui a grade do curso.